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Apresentação

Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, desde 2007, o ProAces se constitui num serviço de apoio especializado aos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida da Universidade, assegurando-lhes o ingresso e a permanência até a conclusão de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Informações gerais

São considerados público-alvo do Programa de Acessibilidade – ProAces alunos com:
a) deficiência física, intelectual, sensorial e múltipla;
b) transtornos globais do desenvolvimento;
c) altas habilidades/superdotação.

Como um serviço de apoio especializado, o ProAces desenvolve as seguintes atividades:
a) elaboração de Plano de Atendimento Educacional especializado, organização de Recursos de Acessibilidade e de Tecnologia Assistiva;
b) apoio psicopedagógico ao discente,
c) orientação pedagógica às Unidades Acadêmicas;
d) apoio à Administração Superior para planejamento e execução de obras de acessibilidade;
e) transcrição de material em formatos acessíveis (livros, apostilas, provas, etc.) em grafia ampliada, Braille e para utilização de software leitor de tela;
f) disponibilização de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
g) orientação ao Corpo Funcional: encarregados de Centro, Secretaria Acadêmica, Setor de Apoio Administrativo, Serviços Gerais, Setores técnico-administrativos e outros.

Breve histórico

Com base em sua Missão, Diretrizes e Valores, numa iniciativa pioneira, a PUC-Campinas começou efetivamente a sistematização de um trabalho para o desenvolvimento de ações voltadas às necessidades de 7 alunos com deficiência visual que ingressaram na Universidade em 1997. Um projeto multidisciplinar foi então organizado a partir da solicitação da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos e elaborado por um grupo de docentes com base em experiências ocorridas em diferentes Faculdades, desde 1992, e em colaboração com os próprios alunos e seus familiares.
Em 2000, com o ingresso de alunas surdas, o Programa de Acessibilidade foi ampliado e, em 2001, definitivamente aprovado pela Administração Superior.
Com isso, deu-se inicio à implementação de uma Política Universitária de Acessibilidade a alunos com deficiência, assegurando-lhes o ingresso e a permanência até a conclusão de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Como solicitar o apoio do ProAces

1. O candidato pode solicitar o apoio desde o momento em que se inscreve para participar dos processos seletivos da Universidade anexando, para tanto, documentação como laudo médico e/ou relatórios de profissionais da saúde.
Analisada a solicitação, o ProAces, em articulação com a Coordenadoria de Ingresso Discente (CID), indica os recursos necessários à participação do aluno conforme o tipo de deficiência e a especificidade de cada caso.
2. No momento em que efetiva sua matrícula, o aluno solicita apoio da ProGrad/ProAces, por meio de requerimento endereçado à Unidade Acadêmica.
O ProAces elabora plano de acessibilidade a partir do qual serão disponibilizados os recursos necessários à sua permanência na Universidade até a conclusão de seu curso.
3. O aluno pode solicitar o apoio do ProAces a qualquer momento ao longo do curso.